agosto 19, 2011

Protetor solar



Gente, com o verão chegando (infelizmente pra mim que odeio!), vou abordar um assunto que atualmente está dando o que falar: protetor solar.
Os raios ultravioleta são divididos em: UVA, UVB e UVC. Os raios UVA e UVB são os responsáveis pela maior parte dos danos à nossa pele.
Os raios UVC são totalmente filtrados pela camada de ozônio, fato que atualmente está mudando porque a camada de ozônio está cada vez mais escassa.
Os raios UVA são os que causam a pigmentação da pele, o bronzeamento, por isso era usado nas câmaras de bronzeamento artificial, atualmente proibidas. Já os raios UVB são os responsáveis pelos cânceres de pele e pelas queimaduras. Esses dois raios juntos provocam o que a gente chama de fotoenvelhecimento, envelhecimento da pele causado pelo sol, traduzindo: rugas e manchas super indesejáveis.



Onde os protetores entram em toda essa história? Os protetores solares são uma barreira, que impedem que os raios solares cheguem na nossa pele e causem os danos.



Hoje em dia existe uma discussão a respeito do uso dos protetores solares, porque algumas pessoas acham que os protetores solares são tóxicos. Por isso, essas pessoas não usam o protetor solar, tomando sol somente nos horários considerados saudáveis (07-10h e a partir das 16h). Por outro lado, existem as pessoas que acreditam nos benefícios dos protetores (como eu) e não vivem sem.
Sabe-se que os danos solares na nossa pele são causados pelo acúmulo de sol tomado durante as primeiras décadas de vida, ou seja, todas as manchas e rugas você tem hoje foram causadas pelo sol que você tomou até os 18-20 anos! Mais um motivo pra usar protetor solar e não ficar com cara de maracujá quando você tiver com uns 40-45 anos. Ninguém quer ficar assim, né?

Qual a importância da fotoproteção? O câncer de pele (que todo mundo sabe que existe mas ninguém se preocupa) é o tipo de câncer mais comum que existe! E pode até matar!
Por isso, faça atividades ao ar livre nos horários saudáveis, use óculos, chapéu e protetor solar. Lembre que areia, cimento e neve refletem a luz solar, por isso tem que passar protetor solar! O importante é que o protetor solar tenha FPS maior ou igual a 15, que seja aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol para ser absorvido pela pele e reaplicado a cada 2 horas.




Os protetores solares estão em todas as farmácias e são encontrados de diversas maneiras: cremes, loçōes, óleos, géis, spray, bastōes para os lábios, em mousse e até em cápsulas! O mais importante é que você consulte seu dermatologista para que ele avalie sua pele e receite o mais indicado pra você.

Beijos

Um comentário:

  1. Bater nesta tecla nunca é d+! Valeu mesmo pela recomendação!! Ah, e parabéns!O blog tá muuito interessante!!

    Beeijos!!

    ResponderExcluir