setembro 22, 2011

México - Parte 2



Hoje vou falar de um dos passeios mais bacanas que eu fiz durante a viagem que foi conhecer Chichen Itzá.
Chichén Itzá é uma cidade arqueológica que funcionou como centro político e económico da civilização maia. Diversas estruturas podem, ainda hoje, ser admiradas como a pirâmide de Kukulkán, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos. A pirâmide foi o último e, sem dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia.
Foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1988 e foi eleita, em 2007 em Lisboa, uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Vocês lembram dessa votação? Pela UNESCO essa votação não foi oficializada.

O Templo de Kukulcán ou Pirâmide de Kukulcán, é uma das principais estruturas do lugar. Seu desenho tem uma forma geométrica piramidal, conta com nove níveis ou patamares, quatro fachadas principais cada uma com uma escadaria central, e um patamar superior terminado por um templo ao deus Kukulcán ("Serpente Emplumada" na língua maia). Cada uma das suas faces alinha-se com um dos pontos cardeais, e os 52 painéis esculpidos na suas paredes referem os 52 anos do ciclo de destruição e reconstrução do mundo, segundo a tradição maia. Hoje acredita-se que esses ciclos seriam as semanas do ano.
O templo de Kukulcán conta com quatro escadarias (uma de cada lado da pirâmide), cada uma delas com 91 degraus. Somando esses degraus com o patamar do topo, comum às quatro escadas, o resultado é um total 365 unidades que representariam os dias do Haab, ou seja, os dias do ano.

O alinhamento da construção da pirâmide permite observar diversos fenômenos de luz e sombra, os quais ocorrem cada ano no seu próprio corpo durante os equinócios e solstícios. Ao entardecer dos equinócios da primavera e do outono, observa-se na escadaria norte da pirâmide uma projeção solar serpentina. Com o passar do tempo, parece descer do templo uma serpente e o último reduto de luz projeta-se na cabeça da serpente emplumada que se encontra na base da escadaria. Este fenômeno ocorre em março e setembro e dura cerca de 10 minutos.
Ontem , 21 de setembro acontece o solstício (precisamente às 16h10 horário mexicano, eles dizem.), acontecendo uma enorme festa que reúne milhares de pessoas. Uma pena que a gente não sabia disso e veio embora antes, seria interessante ver se esse fenômeno realmente acontece, porque os mexicanos juram que é verdade (pra mim só vendo pra acreditar, sou meio teimosa...).



A pirâmide famosa e umas nuvens malignas que depois "caíram" nas nossas cabeças (ficamos completamente encharcados!)



A serpente da base da pirâmide, por onde a sombra sai durante o solstício e o equinócio. Elas já estavam na moda há muito tempo, certo?



O tempo das mil colunas, que eu mencionei lá em cima

E esse é um cenote (uma piscina natural) sagrado, onde eram realizados sacrifícios, ou seja, as pessoas eram jogadas aí dentro para os deuses. Bizzaro, né? Não sei o que esse pessoal antigo pensava que sempre tinham esses rituais envolvendo a vida das pesssoas....


E os atuais moradores da região. Eles estão por todos os lados... Terrível!

Todas as fotos foram tiradas pelo meu super marido, que ama fotografia.
Espero que tenham gostado!
Beijos





Nenhum comentário:

Postar um comentário