março 09, 2012

Receitinha para o fim de semana

Faz tempo que não publico uma receita aqui, né? Ando fazendo as mesmas coisas de sempre ou esqueço de tirar fotos.
Hoje vou dar uma receita de torta, super simples, mas a massa não tem glúten.
Vamos lá!

Massa para torta salgada sem glúten

Ingredientes:
  • 200g de farinha de arroz
  • 1/2 xícara de óleo
  • 3 ovos
  • 1 xícara de leite de soja
  • 2 colheres de fermento em pó

Essa é a receita original mas eu coloquei leite desnatado. Já tentei colocar leite de soja em outras receitas mas não gostei muito. O gosto do leite de soja é mais forte que o leite normal. Só gosto do leite de soja para bater com frutas, não puro. Mas vai do gosto de cada um, certo?

Para o recheio usei:
  • 1 bandeja de cogumelo Paris
  • 1 bandeja de shimeji branco
  • 2 alhos poró (só a parte branca)
  • 1 colher de soja de manteiga
  • Cebola
  • Salsinha
  • Sal
  • Pimenta do reino a gosto

Mas o recheio fica a gosto. Dá pra variar bastante.

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
  • Massa - bata os ovos, o óleo e o leite no liquidificador ou no mixer (meu caso). Junte essa nistura com a farinha, em uma tigela e mexa até ficar homogênea. Por último misture o fermento e mexa levemente só para misturar. Deixe descansar enquanto preparo o recheio.
  • Recheio - em uma panela antiaderente, refogue a cebola com a manteiga. Junte o alho-poró e os cogumelos. Misture bem. Tampe a panela para que amoleçam (demora bem pouquinho). Tempere com o sal, pimenta e salsinha e misture.
Feito isso, coloque metade da massa em um refratário de vidro (eu não untei e não enfarinhei e foi ótimo porque não grudou nada), o recheio e o restante da massa. Por fim, eu polvilhei com queijo ralado.

O resultado foi esse:

Saindo do forno... O queijo tava derritido, delícia! Eu amooo queijo


E já no prato... Uhhhmmm!


Espero que gostem!
Se alguém fizer me avise, certo?
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário