A caspa (ou dermatite seborréica) é uma inflamação da pele que provoca coceira, vermelhidão, descamação e formação de crostas (casquinhas). A inflamação pode acometer o couro cabeludo (mais comum) além de outras áreas do corpo, como face e tórax (sempre áreas com muitas glândulas sebáceas).
A maioria das pessoas fica incomodada com o pó branco visível nas roupas.
No outono-inverno a caspa fica mais evidente por causa das altas temperaturas do banhos, que ajuda a deixar o couro cabeludo mais oleoso. Além disso, o consumo de bebidas mais quentes, as baixas temperaturas, infecções e até o stress podem piorar o quadro.
Há algum tempo acreditava-se que a caspa era falta de higiene, mas NÃO É! A causa é ainda desconhecida, mas há uma mistura de genética e infecção fúngica.
Para melhorar o quadro é preciso combater a oleosidade da pele atingida, usando xampus ou sabonetes. Em alguns casos, quando a pele está muito inflamada, usamos corticóides para "acalmá-la".
É importante adotar algumas medidas para melhorar a caspa:
- não coçe nem arranque as casquinhas que podem aparecer
- não fique vários dias sem lavar os cabelos, isso aumenta a oleosidade e piora a caspa
- não lave os cabelos nem tome banho com água muito quente
- condicionadores e cremes para os cabelos só nas pontas, nunca na raiz.
E, o mais importante, nada de fazer receitas caseiras "milagrosas" nem usar os remédios que a vizinha usou, isso pode piorar muito sua caspa.
Fique atento e procure um profissional que saiba te avaliar direitinho.
Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário